Pesquisa
elaborada pelo departamento de fisioterapia da Universidade Federal de São
Carlos- UFSCar, São Paulo, SP, da Universidade Aberta da Terceira Idade, São
Carlos e do Departamento de Estatística da UFSCar teve como objetivo avaliar a
influência da Universidade Aberta da Terceira Idade e do Grupo de Revitalização
Geriátrica sobre a qualidade de vida de adultos de meia idade e idosos.
Diante da
preocupação com o aumento da população idosa em todo mundo, estudos deste
gênero vem proporcionalmente aumentando, pois não bastam somente informações
sobre a qualidade de vida na terceira idade, mas também a implantação destes
conhecimentos em formas de políticas públicas votadas a essa parcela da
população. Estudos da Organização Mundial de Saúde apontam que em 2025,
nos países em desenvolvimento, serão 75% da população.
Os estudos
elaborados pela Universidade Aberta da Terceira Idade e do Grupo de
Revitalização Geriátrica demonstram como o processo educacional pode influir significativamente
de forma positiva sobre a melhora e aumento da qualidade de vida em uma faixa
etária onde os cuidados, de fato, devem ser redobrados devido ao aumento das
dificuldades impostas pelo tempo. Demonstram o poder de inclusão da educação
que ultrapassa os limites da aquisição de conhecimento.
A educação inclusiva fez os sujeitos terem uma
percepção de melhora nos domínios que influenciam a qualidade de vida, sejam
eles os fatores psicológicos, meio ambiente e questões sobre a saúde. Melhora do domínio psicológico diz respeito à
imagem corporal e aparência; sentimentos; autoestima; espiritualidade,
religião e crenças pessoais; pensamento, aprendizado, memória e concentração. O
domínio meio ambiente está relacionado à melhora de recursos financeiros;
liberdade, segurança física e seguridade, acessibilidade e qualidade de
serviços sociais e de saúde; ambiente doméstico; oportunidades de adquirir
novas informações e habilidades; lazer; ambiente físico e transporte. Além
disso, teve melhora do domínio estado geral de saúde. Os resultados dissipam qualquer
sobra de dúvidas de como a educação pode sobremaneira melhorar a vida das
pessoas.
A importância
da educação já era observada pelos filósofos gregos como, como por exemplo,
Sócrates.
Ele defendia a
ideia de que a educação, o ensino poderia melhorar significativamente as vidas
das pessoas. Poderia libertar as pessoas de não se perceber como pessoas,
cidadãos, sua relação com o mundo e com as pessoas.
A educação
tornaria as pessoas ativas nas questões sociais, melhorando sua condição de
vida. Torna as pessoas capazes de pensar e de agir de forma que sua existência
tenha um sentido melhor. Sócrates se destaca, entre tantos motivos, por também
ver a importância da educação em uma época onde não se tinha tantos recursos
disponíveis e hoje vê-se como ela pode se tornar inclusiva.
Referências:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-35552007000600007&script=sci_arttext
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/socrates/vidadesocrates.htm
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