domingo, 18 de maio de 2014

Educação inclusiva na terceira idade.










Pesquisa elaborada pelo departamento de fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, São Paulo, SP, da Universidade Aberta da Terceira Idade, São Carlos e do Departamento de Estatística da UFSCar teve como objetivo avaliar a influência da Universidade Aberta da Terceira Idade e do Grupo de Revitalização Geriátrica sobre a qualidade de vida de adultos de meia idade e idosos.
Diante da preocupação com o aumento da população idosa em todo mundo, estudos deste gênero vem proporcionalmente aumentando, pois não bastam somente informações sobre a qualidade de vida na terceira idade, mas também a implantação destes conhecimentos em formas de políticas públicas votadas a essa parcela da população. Estudos da Organização Mundial de Saúde apontam que em 2025, nos países em desenvolvimento, serão 75% da população.
Os estudos elaborados pela Universidade Aberta da Terceira Idade e do Grupo de Revitalização Geriátrica demonstram como o processo educacional pode influir significativamente de forma positiva sobre a melhora e aumento da qualidade de vida em uma faixa etária onde os cuidados, de fato, devem ser redobrados devido ao aumento das dificuldades impostas pelo tempo. Demonstram o poder de inclusão da educação que ultrapassa os limites da aquisição de conhecimento. 

   



 A educação inclusiva fez os sujeitos terem uma percepção de melhora nos domínios que influenciam a qualidade de vida, sejam eles os fatores psicológicos, meio ambiente e questões sobre a saúde.  Melhora do domínio psicológico diz respeito à imagem corporal e aparência; sentimentos; autoestima; espiritualidade, religião e crenças pessoais; pensamento, aprendizado, memória e concentração. O domínio meio ambiente está relacionado à melhora de recursos financeiros; liberdade, segurança física e seguridade, acessibilidade e qualidade de serviços sociais e de saúde; ambiente doméstico; oportunidades de adquirir novas informações e habilidades; lazer; ambiente físico e transporte. Além disso, teve melhora do domínio estado geral de saúde. Os resultados dissipam qualquer sobra de dúvidas de como a educação pode sobremaneira melhorar a vida das pessoas. 
A importância da educação já era observada pelos filósofos gregos como, como por exemplo, Sócrates.
            



                             
Ele defendia a ideia de que a educação, o ensino poderia melhorar significativamente as vidas das pessoas. Poderia libertar as pessoas de não se perceber como pessoas, cidadãos, sua relação com o mundo e com as pessoas.
                                              




          
A educação tornaria as pessoas ativas nas questões sociais, melhorando sua condição de vida. Torna as pessoas capazes de pensar e de agir de forma que sua existência tenha um sentido melhor. Sócrates se destaca, entre tantos motivos, por também ver a importância da educação em uma época onde não se tinha tantos recursos disponíveis e hoje vê-se como ela pode se tornar inclusiva.
               

Referências:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-35552007000600007&script=sci_arttext
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/socrates/vidadesocrates.htm

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